Como Começar uma Redação?

Para muitas pessoas a parte mais difícil no momento de escrever um texto é justamente iniciar, por isso vamos dar algumas orientações bem práticas.

Basicamente o segredo está em praticar muito e aplicar algumas técnicas que orientam como começar uma redação corretamente e a partir daí desenvolver o restante do conteúdo.

É interessante notar que mesmo os alunos bem treinados e com boa capacidade de escrita precisam se esforçar para vencer a inércia no momento de iniciar a redação.

 

A Importância da Introdução da Redação

A introdução da redação mostra a visão geral do que será escrito nos parágrafos posteriores e como o tema será abordado.

Quando bem escrita a introdução orienta e desperta o interesse do leitor, porém quando mal escrita ela pode causar confusão, desinteresse e uma má primeira impressão.

Com certeza nenhum aluno quer que o examinador de sua redação tenha logo de início uma reação negativa ao ler seu texto.

Ao ler o início de uma redação o examinador é capaz de ter uma boa noção do estilo de construção de texto do aluno e se o conteúdo estará de acordo com o tema solicitado. Esse é um momento crucial para cativar a atenção e mostrar a relevância do texto.

Cada pessoa possui um estilo próprio de escrever e isso fica evidente logo nas primeiras linhas de sua redação.

Além disso, como o aluno precisa se posicionar com relação ao tema solicitado, o que for escrito já mostrará ao examinador se o candidato conseguiu entender o enunciado da questão.

Se na introdução da redação o aluno não deixar bem claro o que pensa sobre o tema e de que forma pretende sustentar seus argumentos estará prejudicando sua avaliação final.

O examinador não procura uma resposta certa para o enunciado, mas um posicionamento claro e bem argumentado.

 

Modelos Orientativos para Iniciar uma Redação

Seguem abaixo alguns modelos de introdução que podem ajudar bastante. São apenas orientações e não regras para iniciar uma redação. A explicação completa é mostrada no vídeo ao final desse tópico.

  • Reescrever o tema (paráfrase). Técnica válida quando o aluno não sabe como desenvolver o tema e procurar reescrevê-lo de acordo com suas ideias. É uma forma arriscada porque pode fazer com que o aluno fuja do tema solicitado.
  • Resumir o desenvolvimento. Nesse caso o aluno escreve primeiro o desenvolvimento da redação e depois faz sua introdução a partir do resumo do que havia escrito anteriormente.
  • Usar interrogações. Na introdução são feitas perguntas relacionadas diretamente com o tema da redação e no desenvolvimento são respondidos esses questionamentos.
  • Contrariar uma ideia ou citação. Usar uma citação ou ideia de alguém famoso e se posicionar contra para permanecer a favor do tema.
  • Refutar tese de senso comum. Utilizar alguma ideia ou pensamento que a grande maioria acredita e se posicionar contra isso mostrando porque esse pensamento não pode ser verdade.
  • Conceituar uma ideia ou situação. Colocar uma ideia ou situação em pauta sobre o tema na introdução da redação e desenvolver nos parágrafos posteriores.
  • Fazer comparação social, geográfica ou histórica. Comparar governos, padrões sociais, localidades, eventos históricos, etc. sempre a favor do tema.
  • Alusão histórica. Usar a história a favor do tema, a favor do posicionamento do texto do aluno sempre comparando o passado com o presente.

 

Como Desenvolver a Habilidade de Iniciar uma Redação?

Método Ensina Como Iniciar Uma RedaçãoÉ possível aprender não somente a como iniciar uma redação, mas todo o processo de desenvolvimento desde a fase de planejamento até a conclusão.

Isso requer treino e método e qualquer pessoa pode aprender desde que esteja disposto a escrever bastante.

Para começar uma redação o aluno pode aplicar algum modelo, conforme mostrado no vídeo anterior, mas não pode apenas decorar e aplicar como se fosse um robô programado para escrever.

Os alunos com melhor desempenho na redação do Enem praticam bastante e seguem uma estratégia bem definida para concatenar as ideias, fazer a introdução, desenvolver o corpo principal e concluir o texto.

Algumas orientações práticas:

  • Pense na pessoa que vai ler o seu texto (o examinador) e lembre-se que logo no início é importante esclarecer seu ponto de vista, causar uma boa impressão e despertar o interesse.
  • Faça uma revisão ortográfica criteriosa para evitar erros de escrita logo nas primeiras linhas da redação.
  • Pratique bastante a utilização de vários modelos de introdução para ter sempre mais de uma opção para começar a escrever.
  • Explique como você pretende abordar o assunto. O examinador precisa ser informado de que forma você pretende responder ao questionamento do tema da redação.
  • Não enrole, vá direto ao assunto e não escreva demais no início do texto. Não se prenda a regras de número de linhas ideal para uma introdução de redação.
  • O mais importante é mostrar uma visão geral do que será abordado e abrir espaço para defender seu ponto de vista no desenvolvimento do texto.

Nunca se esqueça que além da introdução é preciso dar a mesma importância ao desenvolvimento e a conclusão do texto.

Por isso é um importante buscar uma preparação que englobe todas as etapas da redação.

Pratique bastante e você concluirá que não é necessário possuir nenhum dom de escrita para conseguir desenvolver uma ótima redação.

 

Leia o Texto Complementar: >> Como Estudar para a Redação do Enem <<

Texto Extra: http://brasilescola.uol.com.br/redacao/antes-comecar-produzir.htm