Como Estudar Para o Enem Sozinho?

É melhor estudar sozinho ou em grupo para o Enem? Qual estratégia dá certo e o que deve ser estudado? Perguntas comuns, porém a resposta não pode ser generalizada. A melhor estratégia só pode ser escolhida após avaliação do seu caso específico. Leia abaixo para saber mais.

É Possível Mesmo Estudar para o Enem Sozinho?

Caro estudante, nunca se esqueça que se você aprender o COMO não vai ser necessário se preocupar em adivinhar o assunto das provas, embora, logicamente seja muito importante se manter atualizado dos assuntos em destaque e tendências.

Também é perfeitamente possível estudar sozinho, embora isso exija MUITA disciplina.

A verdade é que as pessoas não são iguais e por esse motivo cada perfil se adapta melhor a diferentes formas de estudar.

O que geralmente percebemos ser improdutivo é estudar em um grupo muito grande. Entre 2 e 4 pessoas é a quantidade ideal para formar um grupo de estudos sério. Acima disso e quanto maior o número de pessoas mais difícil fica controlar e focar.

Em muitas situações é bem mais produtivo estudar só.

Quando você possui uma metodologia de estudo e a segue de forma disciplinada você já está se antecipando a qualquer assunto, com o bônus de ganhar mais segurança e tranquilidade para realizar os exames.

Existem diversas maneiras de ser bem sucedido no Exame Nacional do Ensino Médio e cada pessoa tem suas particularidades, porém existem premissas básicas que podem e devem ser seguidas por todos.

Garota Estudando Só

O Que Não Pode Faltar em Qualquer Programa de Estudos

  • Local silencioso, bem iluminado, limpo e organizado.
  • Disciplina e organização.
  • Método específico.
  • Realização de simulados.
  • Compartilhamento de conhecimento.
  • Descanso e lazer.

Veja tambémhttp://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/10/enem-2015-psicopedagoga-da-dicas-de-como-estudar-com-eficiencia.html

Estudando Só na Biblioteca
Estudar Só ou Em Grupo? Qual Sua Preferência?

 

Local Silencioso, Bem Iluminado, Limpo e Organizado.

O local de estudo deve ser escolhido com critério porque impacta fortemente na capacidade aprendizagem. É muito difícil manter a concentração onde há muito barulho por isso procure um lugar silencioso.

Uma boa iluminação ajuda a evitar o cansaço visual durante os longos períodos de leitura e escrita. Sem limpeza e organização muito tempo é perdido em tarefas que tiram o foco do estudo.

Procure encontrar mais de um lugar para estudar de forma a flexibilizar sua rotina de preparação.

Em casa pode ser qualquer cômodo que atenda aos critérios mencionados acima, mas se não for possível estudar em sua residência as opções incluem: biblioteca, sala de estudos em cursos preparatórios ou uma sala na própria escola.

 

Sem Disciplina e Organização Não Tem Como Estudar Só

Quem já leu ou vivenciou alguma coisa sobre 5S ou da área de Qualidade sabe que tudo começa com organização e limpeza e esse conceito também deve ser aplicado a rotina de estudos para o Enem.

Sem organização o aluno perde tempo e acaba ficando mais cansado do que deveria. Para quem quer estudar só isso é essencial.

Estudo sem disciplina é pouco produtivo. Segundo a Infopedia a definição de disciplina é:

  1. Conjunto de regras ou ordens que regem o comportamento de uma pessoa ou coletividade
  2. Observância das regras; obediência

Os alunos que obedecem a um conjunto de regras de estudo têm resultados melhores.

Um exemplo de regra a ser definida é o horário para estudar. O objetivo não é engessar o estudo, mas garantir o cumprimento da rotina que vai conduzir a preparação do aluno.

 

Método Específico

O método nada mais é do que uma estratégia ou forma de preparação que dá as devidas orientações para o aluno. Ele precisa ser específico devido as particularidades do exame.

A metodologia de estudo aplicada a um concurso público é diferente da aplicada ao Enem. Seja em grupo ou sozinho a aprendizagem é beneficiada pelo método certo.

Sem a aplicação de um método de preparação específico para o Enem o aluno fica completamente perdido.

 

Realização de Simulados

Os simulados são o aliado perfeito para medir o desempenho do aluno e corrigir suas deficiências antes da realização da prova oficial.

Como há um limite de tempo o simulado também prepara para o ritmo real da prova. Leia mais sobre os benefícios dos simulados.

 

Compartilhamento de conhecimento

Existem diversas formas de compartilhar conhecimento: ensinar, participar de grupos de discussão, estudar em grupo, escutar outras pessoas, escrever, além de outras formas.

O mais importante é manter contato com pessoas que tem o mesmo objetivo e que levam a sério os estudos para o Enem. Não é porque você escolheu estudar só que vai ficar isolado do mundo.

Esse tipo de relacionamento ajuda a manter o ritmo de estudos e a motivação. O uso das mídias sociais também pode ser proveitoso, desde que não seja exagerado e tome o espaço do contato pessoal.

 

Descanso e Lazer

Embora muitos candidatos não deem a devida importância para o descanso e para o lazer ambos são extremamente benéficos para quem vai fazer o Enem.

O ideal é equilibrar estudos e lazer de forma a manter o forte ritmo de preparação.

O vídeo bem humorado abaixo mostra como você NÃO deve estudar para o Enem.

Cursos Preparatórios para o Enem São Essenciais?

Essencial, obrigatório, indispensável… essas não são as palavras adequadas para definir a importância dos cursos preparatórios para o Enem.

Esses cursos são muito importantes porque ajudam no direcionamento dos estudos e existem várias opções disponíveis no mercado que se adequam a diferentes perfis de alunos.

Além do curso tradicional em sala de aula há a modalidade online, via internet, que vem crescendo de forma impressionante devido a suas vantagens. Os cursos online são com certeza a melhor opção para quem quer estudar sozinho para o enem, mas não sabe nem como começar.

Com relação aos treinamentos online do mercado nacional nossa recomendação vai para o curso Segredos do Enem pois possibilita realmente excelentes resultados (aprovação), desde que, você tenha a disciplina suficiente para estudar sozinho.

 

O Que Devo Estudar para o Enem?

Essa é a famosa pergunta de 1 milhão! Já pensou saber com antecedência exatamente o que você deve estudar e mesmo estudando sozinho chegar no dia da prova só para cumprir uma formalidade?

A verdade é que não existe uma forma de obter essas informações, a não ser que você queira participar de algum esquema fraudulento. O estudo é a melhor forma de antecipação do conteúdo das provas do Enem.

Todo aluno bem preparado estará sempre pronto para o exame, independente das questões. Isso vale ainda mais para quem estuda sozinho.

Algumas perguntas são sempre repetidas todos os anos pelos alunos e entre elas uma das mais comuns é: o que estudar para o Enem?

Outro questionamento comum é: como estudar para o Enem?

A única diferença entre essas indagações é o ano em que eles foram (ou irão) ser feitas: …2015, 2016, 2017, 2018… .

Infelizmente a ansiedade e a falta de preparação provocam nos alunos essa insegurança e isso faz com que o foco da preparação deixe de ser baseado em uma metodologia e passe a depender de um fator de adivinhação.

Afinal de contas, quem pode garantir a você, sem depender de qualquer meio ilegal, o que realmente vai cair na avaliação?

Como Estudar Sozinho para o Enem