Simulados e Apostilas

Todos os anos a busca por material de suporte é sempre muito grande e existem inúmeros simulados e apostilas do Enem, sem contar todo o material que já havia sido produzido para os anos anteriores. Sem dúvida que o uso de apostilas de qualidade e a participação em simulações da própria prova são excelentes formas de preparar para o exame.

Por que Fazer Simulado para o Enem?

O simulado é um aliado importante que traz muitos benefícios, entre os quais temos:

  • Ajuda o aluno a se adaptar ao ritmo da prova, já que é necessário responder as questões dentro de um tempo pré-estabelecido.
  • A prática constante de simulados ajuda o aluno a controlar a ansiedade e o nervosismo no dia da prova.
  • Ajuda na fixação do conteúdo estudado.
  • Serve como importante fonte de auto-avaliação porque mostra os pontos fortes e fracos do aluno. A partir dos resultados dos simulados é possível fazer correções na rotina de preparação.

Importante: A maneira correta de se usar os simulados é fazer deles um fortalecedor do estudo, não a principal estratégia de preparação para o Enem. O objetivo é complementar a aprendizagem com algo que vai ao mesmo tempo avaliar o nível atual do aluno e preparar para o dia oficial da prova.

Endereços na Internet para Realizar Simulado do Enem:

Mundo Vestibular
Geekie
Último Segundo
EnemTube
Brasil Escola
Enem Quiz
Estudavest
App Prova
UOL Vestibular
Portal EBC (bando de dados Enem 2009 a 2014)
Missão Universitário
Pro Enem

Onde Encontrar Apostila do Enem?

Assim como no caso dos simulados o aluno também precisa ter muito cuidado no uso das apostilas porque elas não podem ser a única fonte de preparação. A melhor estratégia é usar apostilas como fonte extra de informação e reforço ao conteúdo que já vem sendo estudado.

Há tantas opções disponíveis que é muito difícil conseguir separar os bons dos maus conteúdos. Segue o link abaixo onde é possível encontrar material gratuito:

Canal do Ensino disponibiliza mais de 130 apostilas para baixar grátis.

 

Leia: Como Estudar para Redação do Enem?.